logo
#220 Raw Culture Art & Lofts. Lisboa

O empreendimento Raw Culture situa-se no coração do centro tradicional de Lisboa, numa das suas áreas mais turísticas: o Bairro Alto. O projeto parte da reabilitação de um edifício oficinal, muito transformado ao longo do tempo, e que albergava uma das mais antigas tipografias de Lisboa – A Portuguesa. Historicamente, a volumetria e a estrutura do edifício foram sendo alteradas, através de diversos sistemas construtivos - abobadilhas em tijolo, estruturas em madeira, vigamentos metálicos, pavimentos em betão -, factos que o atual projeto quis conservar e evidenciar.
O projeto cria uma nova caixa de escadas central de desenho circular - que ilumina e ventila a grande área de cada piso (30x20m) -, construída em ferro e vidro e complementada por um elevador. A sua centralidade permite organizar e otimizar, em seu redor, quatro Lofts por piso, e a um apartamento T4, no piso superior.
A receção do empreendimento, no piso térreo, articula-se com uma área de restauração e de exposições de arte, diversificando a oferta deste empreendimento residencial.
Ao nível dos materiais, optou-se pela manutenção dos rebocos e lambris de pedra de Lioz, nas fachadas principais, substituindo-se as caixilharias existentes por novos elementos em ferro e madeira, com proporções e detalhes semelhantes aos anteriores.
Nos espaços internos, evidenciam-se as diversas estruturas de suporte, por piso, e por ala - traves de ferro e madeira, abóbodas de tijolo ou lajes em betão -, às quais foi aplicado um tom uniformizador, por pintura estanhada ou lacada.
Essa “neutralidade” serve de fundo aos diversos elementos, aplicados ou decorativos, que preenchem os estúdios e o apartamento, realizados dominantemente em madeira e couro. As cozinhas e casas de banho são tratadas como “guichets” de madeira e vidro, inseridos na amplitude dos diversos espaços.
O empreendimento Raw Culture assume, deste modo, uma postura que justifica o seu nome: retira o máximo de efeito físico e sensorial da crueza dos materiais utilizados, em contraste com o evidente conforto oferecido.
EQUIPA: Pedra Líquida

CLIENTE: Privado

FOTOGRAFIA: Alberto Plácido
                      www.albertoplacido.pt